Vector Sigma - Um perfil gratuito para Voice Attack

Venho trabalhando no Vector Sigma (ou apenas sigma) desde 2017. Ele é um perfil gratuito para Voice Attack que foi baseado no Anubis (do Zenuel).

Claro que o Sigma "nasceu" para satisfazer minhas necessidades enquanto piloto no ED, primeiro tendo sido criado usando o Ingles como idioma (comandos e respostas). Então alguns amigos da comunidade o testaram e deram algumas sugestões e pediram algumas adições, então ele cresceu muito, inclusive surgindo a versão em Português (do Brasil).

O Sigma pode ser usado com ou sem o EDDI instalado como plugin do Voice Attack. Porém, para que ele mostre todo seu potencial, é melhor ter o EDDI instalado ;)

Algumas das principais funcionalidades do Sigma:
  • Controle simples de painéis - ele vai abrir os painéis da esquerda, direita, superior e inferior para você
  • Detecção automática das configurações de teclas - você não vai precisar alterar suas configurações de teclas do jogo para bater com as do Sigma (ou vice-versa). Ele vai pegar as informações direto do jogo. Claro, você precisa ter todas as teclas, que o Sigma vai usar, configuradas no jogo.
  • Sigma suporta 4 vozes Text-to-Speech (TTS) - por padrão ele vai funcionar com todas as duas vozes da Microsoft para Português do Brasil e mais duas do pacote IVONA 2.
  • Você pode configurar até 5 vozes diferentes para estar "de serviço" ao mesmo tempo em sua nave - Eu dividi a nave em 5 "áreas/setores", sendo Primeiro Oficial, Navegação, Armas, Engenharia e Oficial Cientista. Você pode usar uma voz para cada função, se assim desejar.
  • A Galaxypedia - há centenas de assuntos que o Sigma pode lhe informar. Entre eles, você pode ter informações sobre mercadorias, materiais (de engenharia), personagens do powerplay e assuntos relativos a ciência/astronomia.
  • Ele pode manter o EDDI menos responsivo - Se você não gosta do fato do EDDI falar muito, quase que o tempo todo (dependendo das suas atividades no jogo), o Sigma pode te ajudar nisso. Desde a versão 3.7.1 ele pode fazer o EDDI falar apenas quando necessário (ou quando solicitado pelo piloto), sem perder a habilidade de receber informações cruciais do EDDI. Porém essa funcionalidade é opcional. Você escolhe quando o EDDI vai ficar responsivo ou não.
Site do projeto: https://sites.google.com/view/vector-sigma/português
Versão atual: 4.3.2

Vou editar este post toda vez que uma nova versão for lançada. Se você tem alguma dúvida, sugestão ou reclamação, por favor entre em contato comigo. Vou tentar atender da melhor forma e tão logo seja possível.

Ah sim! Se você usa alguma voz de TTS que o Sigma não suporta automaticamente, fale comigo e eu vou adicionar esse suporte à próxima versão. Quanto mais melhor, certo?

E sim, o nome do projeto é uma homenagem a um personagem do desenho animado dos Transformers (dos anos 80).
 
Last edited:
Pessoal, um dos usuários detectou que havia um pequeno erro na versão 3.7.5. Ficou faltando eu acrescentar um arquivo que o Sigma deveria ler quando damos o comando "Onde estamos" e ele não sabe a que sistema estamos nos referindo.

Por conta disso acabei de liberar a versão 3.7.5.1, que contém esse arquivo.

Quem não quiser baixar e instalar todo o Sigma novamente, basta seguir os passos a seguir:
  1. Crie o arquivo where_are_we-not_set.txt dentro da pasta utility\ do Sigma-PT_BR
  2. Dentro deste arquivo coloque o texto: Comandante, algo está errado. Não consegui obter a leitura do sistema atual.
  3. Salve e feche o arquivo. Pronto, seu Sigma está corrigido.
 
Bom dia! Baixei o Sigma tanto em português quanto em inglês, excelente trabalho! Parabéns!

Tenho um problema com o Sigma português, entretanto.

Meu windows 10 é em inglês e quando eu seleciono o perfil Sigma-PT_BR a voz fica em português mas é como se a pronuncia ainda fosse em inglês, como um americano lendo um texto em português.

Imagino que se passar o windows para português resolva, mas ai os meus perfis em inglês (e o eddi tb, imagino) passarão a dar o problema inverso, ficarão como brasileiro lendo texto em inglês "na lata".

Tem alguma dica de como resolver isso?

Grato!
 
Bom dia, tu não precisas colocar o windows em português. Só precisa instalar a voz de TTS em português (seja do próprio Windows ou de algum outro fornecedor, como IVONA 2). E daí deixa essa(s) voz(es) em português como padrão e pronto ;)

Podendo assim manter o Windows em inglês (que é o meu caso)
 
Entendi. Na verdade eu até baixei as vozes do windows para português, mas não cheguei a mudar a voz padrão não. Deve ser isso.

Entretanto, ao mudar a voz padrão eu não faço com que o EDDI passe a ter o problema inverso, falando inglês errado?

Grato amigo!
 
Tu podes escolher que voz o EDDI vai utilizar. Sem falar que o EDDI também já foi traduzido (por mim e uns amigos). Então basta fazer o seguinte no EDDI:
  1. selecionar o idioma Português no EDDI
  2. fechar o programa e abrir novamente
Caso tu não tenhas alterado a "personalidade" na aba RELATOR DE FALA, os scripts (de onde vem as falas do EDDI) já estarão traduzidos.
 
Meu caro, fiz alguns testes ontem - na verdade meio apressados, mas procurei seguir o que vc postou e não houve mudança. Toda vez que eu ligo o voice attack ele entra com a voz em ingles lendo o português.

Eu setei a voz padrão para Daniel e coloquei o speech para Português no painel de controle e resetei a maquina.

Há mais alguma coisa ou é só lerdeza minha mesmo?

Amanhã tentarei com mais calma.
 
Deixa eu pensar...

Tu estás deixando o Sigma usar o próprio Voice Attack ler as respostas, ou está deixando ele passar as respostas pro EDDI?
  1. Se tu der o comando "usar voice attack", fica o VA mesmo lendo as respostas
  2. Se tu der o comando "usar E D D I" (soletra as letras),o Sigma vai passar as respostas pro EDDI ler
Eu uso o modo #2. Aí a voz que tu deixar configurada no EDDI, será usada.

Testa lá
 
boa tarde! Estou com o seguinte problema: Quando envio ordem para efetuar algum comando, o voice attack responde normalmente, só que as ordens não estão sendo executadas pois as teclas não são clicadas pelo programa....
já mandei a ordem carregar teclas de atalhos e no voice attack aparece que carregou......
 
boa tarde! Estou com o seguinte problema: Quando envio ordem para efetuar algum comando, o voice attack responde normalmente, só que as ordens não estão sendo executadas pois as teclas não são clicadas pelo programa....
já mandei a ordem carregar teclas de atalhos e no voice attack aparece que carregou......

Oi Alessandro. Já estou te ajudando com esse problema lá no Discord, correto?
 
Caro Kenjiro.

Sou bem noob no jogo e no Voice Attack, então chances são de estar fazendo algo errado. Mas o que está ocorrendo aqui é que o Voice Attack reconhece o comando e executa, mas nunca há uma resposta de voz para os comandos. Como se o profile fosse mudo.
 
Caro Kenjiro.

Sou bem noob no jogo e no Voice Attack, então chances são de estar fazendo algo errado. Mas o que está ocorrendo aqui é que o Voice Attack reconhece o comando e executa, mas nunca há uma resposta de voz para os comandos. Como se o profile fosse mudo.
Olá, Zebode.

Na interface do VA (Voice Attack) aparece alguma mensagem de erro? (normalmente são que têm um quadrinho vermelho)
 
Mas olha só que baita 'desenvolvedor' hein. Esqueci de avisar aqui que a versão 4.0 foi lançada dia 23/08/2021

Essa versão é compatível com o Odyssey. A última versão compatível com o Horizons é a 3.7.8.

A versão 4.0 até vai funcionar com o Horizons, mas como houve mudanças em alguns panéis no Odyssey, alguns comandos do Sigma podem "se perder".

Ah sim, para quem quiser um 'suporte técnico' um pouco mais ágil, sugiro acessar este discord: https://discordapp.com/invite/pDxw6Uy (canal #sigma-português)
 
I am consufed. Why should I create a thread there since this is not about translation of game content?
well if you don't get any penalty points for breaking the forum language rules yea don't bother
I just thought it may be better of there is all as its very lonely there and may help fellow .Portuguese\community or lack of? if they had there own slot so to speak.…………..
 
Last edited:
Top Bottom